1969 - Messias de Duna

1969 - Messias de Duna

Frank Herbert

Acontece tanta coisa nesse livro, mesmo ele sendo menor que o primeiro, que é dificil mensurar o quão épico é esta obra. O autor consegue nesta história aumentar e ao mesmo tempo aprofundar uma história de ficção absoluta. E pensar que a obra é de 69 (54 anos atraz)


Nota 10



1. A capa desse livro (na versão brasileira) é lindissíma. Uma das melhores capas de livros de ficção. E ela demonstra uma das cenas descritas no próprio livro.

2. O livro é bem mais curto que o primeiro, e isso não quer dizer que a história é menos profunda. Vários momentos de reflexão aguardam na leitura.

3. O livro também é bem mais complicado que o primeiro, pois ele aborda outros assuntos com uma profundesa maior.

4. O Autor sabe escrever muito bem - mesmo nas passagens mais díficeis ele consegue te prender a leitura. Ele também gosta de usar palavras difíceis - algumas até precisei de dicionário.

5. Alguns personagens do primeiro livro são esquecidos - outros estão bem mais aparentes - e se prepare para personagens novos.

Resumo

1. Se passaram vários anos desde que Paul virou o imperador. E assim como ele previra - a guerra em seu nome se espalhou incrontrolavelmente pelo universo devido as leis e culturas de Arakis (os fremen).

2. Paul usa de sua preciencia e de seu poder mentat para elaborar planos e destruir todos os seus inimigos, até que ele percebe que virou um dos maiores tiranos do universo. O livro é profundo nesta parte comentando até dos tiranos da terra.

3. Tudo foi influênciado pela religião e costumes fremen - e isso trouxe para o império inimigos conhecidos e desconhecidos que precisavam fazer alguma coisa contra Paul e sua irmã Alia

4. Alia também possui a presciencia (em nivel menor) e é uma Bene Jesserit - ela consegue descobrir nas pessoas a mentira e é utilizada pela religião em Arakis

5. Um plano envolvendo a Guilda, as Bene Jesserit e os Bene Tleilax é criado para destruir o império de Paul e Alie.

6. Os Bene Tleilax são os novos inimigos neste livro - altamente astutos, tendo o poder dos mentats e também a possiblidade de mudar de rosto, tom de pele, voz e trejeitos.

7. Paul sendo presciente e tendo se descoberto um tirano formula um plano para utilizar de todas as peças possíveis para fugir de seu destino ao mesmo tempo em que deixa sua família em segurança.

8. Também existe a história do Golah que é uma pessoa que morreu e foi revivida pelos Bene Tleilax - a pessoa é revivida como outra pessoa, e por baixo dos panos ela possui uma programação (condicionamento) para matar Paul. 

9. Após um ataque nuclear que deixa Paul cego, Paul inicia sua vingança contra seus inimigos ao mesmo tempo em que sela seu destino. 

10. Paul consegue reverter essa programação e trazer seu amigo Duncan Idaho devolta ao seu lado. Com sua ajuda derrota Sytale (um personagem muito bom) o Bene Tleilax por traz do plano Golah. Ele também demonstra conseguir ver através dos olhos de seus filhos - um poder novo.

11. Paul se entrega aos costumes fremen e caminha para o deserto cego, enquanto deixa Alia e seus filhos para governar em seu lugar após ter eliminado todos os seus inimigos em Duna! Assim ele consegue se tornar um Messias, ao mesmo tempo que destroi um custome ruim dos Fremen - trazendo um período de paz para o universo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1989 - Golden Axe

Os Cavaleiros do Zodíaco - Saga Santuário

1991 – Shatterhand ou Tokkyuu Shirei - Solbrain