1995 – Command & Conquer

1995 – Command & Conquer
PC


Nota 6

1 – Primeiro jogo da série de estratégia de guerra entre GDI e NOD, duas facções distintas que disputam o poder através das forças armadas. 

2 – Estou comentando sobre este game por que ele foi o primeiro jogo de estratégia que comprei e cheguei ao final. E este jogo pelo menos para a época era muito bom.

3 – Este jogo se original da serie DUNE que podemos jogar no Mega drive. Pesquise sobre a serie DUNE, pois é um clássico também.

4 – Existem muitos detalhes visíveis neste jogo e que fizeram com que a serie fica-se famosa por muito tempo. Foram os pequenos detalhes que fizeram a diferença neste game e em toda a série.

5 – Aqui você é o comandante de uma das duas facções: GDI que faz o papel da ONU através de forças armadas e NOD que faz o papel do mal que busca a opressão da população através da força, da mídia e do Tiberium.

6 – A economia deste jogo é baseado na coleta de apenas um único recurso o Tiberium, que durante o jogo se descobre que é uma coisa alienigena. Por ser um único recurso, a dinâmica do jogo se torna simples. Coletar, criar forças e destruir o inimigo. Também temos a fonte de energia, mais neste game o foco aqui é bem básico.

7 - O jogo se passa na terra, nos países da Europa e do continente africano.

8 – As forças GDI são comandadas pelo exercito e possuem como símbolo uma águia, onde o lema é ter a maior força de ataque. Os tanques são mais fortes e as unidades mais interessantes são os orcas (elicopteros modernos) e o mammoth tanque com dois canhões. A arma principal é um satélite que atira um raio (Ion Canon) nas tropas inimigas.

9 – As forças NOD são comandadas por KANE o vilão da série que tem objetivos de dominação e pesquisa do tiberium. As unidades mais interessante são as motos de escolta, os lança chamas e os tanques invisíveis. A arma principal é a bomba atômica (bem melhor e mais destruidor que o Ion Canon do GDI).

10 – Uma das coisas mais legais deste jogo é o fato das armas serem armas da época da segunda guerra. Neste game temos metralhadores, lança chamas, bazokas e até lançadores de granadas. 

11 – Uma outra coisa interessante é que apesar de armas da época também temos um semi-avanço no tempo aqui. Uma tentativa de criação de novas armas como o tanque invisível do NOD e o Orca do GDI.

11 - As unidades são bem pequenas, e a guerra é bem visível aos olhos do jogador. Os soldados se abaixam para não serem atingidos e as animações foram muito bem feitas.

12 – Para a época os cenários são excelentes e bem desenhados.

13 – O ponto alto do jogo é o som! Muito bem produzido. É excelente escutar os soldados morrendo, o som dos canhões e das bazokas, os lança chamas e a moça falando “player forces has deploy”

14 – Jogar as fases com o “commando” é muito legal. I got a present for you! Ah ah ah!

15 – Engenheiros apelões. Tática de roubar, construir barracks e sair roubando tudo (não contabiliza ponto).

16 – Os pontos só são contabilizados se você destruir as bases do inimigo e as unidades.

17 – A movimentação das unidades é tosca e pode te deixar estressado.

18 – Muitos bugs são encontrados neste game: Unidades aéreas que estão voando são inclicáveis. Alguns clics surgem do nada. Algumas tropas fazem uma curva muito grande para chegar no lugar necessário. O coletor gosta de andar pelo maior caminho. Todos estes itens são bem claros para a época e foram melhorados nas seqüência dos jogos de estratégias. Se você for jogar, prepare-se para ficar extressado.

19 – Pontos altos: Som, Musica, Controle de unidades com grupos (ctrl+numero), tiros disparados randômicos(as vezes acerta, as vezes não), unidades com velocidades diferentes, varias possibilidade táticas, 2 unidades de defesa, engenheiro para roubar e unidades aéreas.

20 – Nesta versão já encontramos muitos indícios sobre a raça alienígena SCRIN. Nas primeiras fases já encontramos naves caídas em destroços.

21 – Apesar de ter dado nota baixa, é muito gratificante jogar este game.

22 – Este game foi muito bem produzido. Temos Atores de verdade passando as missões. Um grande diferencial da época e uma evolução do DUNE.

SPOILER – Não leia caso não queria saber detalhes importantes sobre o jogo.



GDI – Buscando a força superior para dizimar as tropas NOD, acaba levando a pior através das investidas da mídia (alguma coincidência com a guerra do Vietnam?). Descobre a origem do tiberium e busca pelo esconderijo de Kane. Enviam uma tropa de orcas para destruir a base de Kane e mata-lo. No final do game a base de Kane é atacada e ele é morto (supostamente). Suas armas não são as melhores, porém você sempre tem ótimos recursos.

NOD – Buscando apoio da população através da mídia para acabar com o animo dos comandantes do GDI e pesquisando tecnologia através do tiberium, evoluem cada vez mais rápido buscando a dominação mundial. Após invadir os sistemas GDI enviam tropas para dominar o satélite de ION CANNON. Este é o melhor final do game aonde você pode escolher o que deseja destruir usando o ION CANNON. Você pode destruir a casa branca ou a torre Eifel por exemplo... Suas armas são as melhores, porém o jogo lhe penaliza com a falta de recursos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1991 – Shatterhand ou Tokkyuu Shirei - Solbrain

Os Cavaleiros do Zodíaco - Saga Santuário

1989 - Golden Axe